Olegário Mariano Martins

Por Raimundo Martins Campelo

Patrono da Cadeira nº 03 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP). Nasceu em 06 de março de 1878, na cidade de Macapá, atualmente Peri-Mirim, filho de Cássio Mariano Martins e Filomena Rosa de Melo Martins, tinha sua residência fixa na Praça São Sebastião no centro de Peri-Mirim-MA.

Estudou apenas o terceiro ano primário. Casou-se aos 32 anos de idade com Amélia Gomes de Castro, com 23 anos, no dia 21 de abril de 1910. Amélia era filha de José Trajano Gomes de Castro e Clarinda Aurora de Melo.

Foi político, conceituado e respeitado pela população, assumindo a responsabilidade de conciliador das famílias, foi escrivão do segundo ofício de Peri-Mirim, comarca de São Bento pela seguinte Apostila:

Apostila

O vencimento do cargo de escrivão do segundo ofício do termo de Peri-Mirim, Comarca de São Bento, do qual é titular interino o senhor Olegário Mariano Martins, foi fixado no padrão B, na conformidade do disposto da Lei nº 491 de 30 de dezembro de 1950, a contar do dia 1º janeiro.

Secretário de Estado dos Negócios do Interior Justiça e Segurança, em São Luís, 13 de março de 1951.

Doutor Elizabeto Barbosa de Carvalho

Secretário do Interior Justiça e Segurança

Teve uma das ruas do centro da cidade de Peri-Mirim em sua homenagem.

Faleceu no dia 29 de dezembro de 1955, aos 77 anos, deixando os seguintes filhos: Valderice Martins dos Santos com 46 anos; Odete Castro Martins com 44 anos; José Ribamar Castro Martins com 42 anos; Ocino de Castro Martins com 40 anos; Zuila de Castro Martins Azevedo com 39 anos; Maria José Martins Campelo com 37 anos; Benedito de Castro Martins com 31 anos e Itaci de Castro Martins com 21 anos.

Deixe uma resposta