ENTREVISTADOR: Acadêmico Francisco Viegas Paz.
ENTREVISTADO: PEDRO SILVA (CONHECIDO POR PEDRO BACURAU)
ENTREVISTA REALIZADA EM 04 DE SETEMBRO DE 2022
Acompanhou a entrevista o filho Luís dos Remédios Silva.
Pedro Silva nasceu no povoado Serra, em 16 de maio de 1923, hoje com 99 anos, porém com um pouco de dificuldade para andar e, em função disso, faz uso de uma pequena bengala.
Não queria ser entrevistado, talvez por entender que a sua faculdade mental poderia falhar nas respostas. Era apenas receio, pois com o auxílio do filho deu conta do recado. E que recado!
Pedro é filho de Luís Silva e Águida Botão Silva.
É lavrador profissional e não tem escolaridade. Pedro é um homem de fé e, por obra do Espírito Santo, aprendeu a ler a Bíblia sem ajuda humana. Tem como recorde a graça de tê-la lido por três vezes, do início ao fim.
Ele foi casado com a única namorada, Gilda Barros Silva, com quem teve 10 filhos. Ficou viúvo há 14 (quatorze anos) atrás. Com o auxílio do acompanhante da entrevista foi possível obter o nome de todos os filhos:
01 – Maria Conceição Silva;
02 – Pedro de Jesus Silva;
03 – Maria Luzia Silva;
04 – Maria Raimunda Silva;
05 – Maria Isabel Silva;
06 – Luís dos Remédios Silva;
07 – João Batista Silva;
08 – Carlos Augusto Silva;
09 – Reginaldo de Jesus Silva;
10 – Domingos de Jesus Silva (morto por uma centopeia aos dois anos de idade).
Além dos filhos tem 28 netos e 25 bisnetos.
Com o auxílio da lavoura e a confecção de redes que a esposa fazia, conseguiram criar os filhos, além de educa-los para a vida com responsabilidade e respeitabilidade.
Pedro tinha como lazer, frequentar alguns bailes, onde tomava um pouco de cerveja. Nunca fumou. O que contribuiu para a sua longevidade, concluiu o entrevistador.
Na comunidade da Serra, participava da vida ativa dos vizinhos, principalmente nos serviços comunitários de cobertura e tapagem de casas rudimentares.
A sua convivência sempre foi de respeito e amabilidade para com os habitantes da comunidade. Também desenvolveu o hábito de pregar e ensinar o catecismo na Igreja Católica. O que sempre lhe deu muito prazer na vida.
O entrevistador agradeceu em nome da ALCAP e encerrou a entrevista.