Presidente da ALCAP é selecionada no Edital Ecoar

A presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), Jessythannya Carvalho Santos,  compartilhou, com grande alegria, a notícia de que foi selecionada no Edital Ecoar, no mês de setembro, que ofertou uma trilha de capacitação em elaboração de projetos culturais, com aproximadamente 300 (trezentos) candidatos por estado.

Após a etapa formativa, cada participante apresentou um projeto, e agora foi divulgada a relação dos selecionados para a segunda fase, que consiste em mentorias individuais voltadas ao fortalecimento técnico das propostas, visando sua submissão a editais de fomento à cultura. Ao final, três projetos por estado serão escolhidos para receber uma premiação simbólica em dinheiro.

Segundo a presidente, “o principal objetivo, contudo, sempre foi alcançar a etapa das mentorias, a fim de lapidar um projeto que nasceu no âmbito da ALCAP e que adaptei para o campo da economia criativa, foco do edital. Estou muito feliz com essa conquista. O projeto teve origem em um desejo do confrade Viegas de realizar um inventário do Tambor de Crioula, ao qual acrescentei ações de formação em comunicação comunitária, audiovisual e patrimônio cultural“.

Segundo o portal, o Edital ECOAR é uma iniciativa em parceria com o Instituto Equatorial para formar e apoiar pessoas na criação de projetos criativos, aumentando sua participação em editais públicos e privados. Podem participar pessoas a partir de 18 anos, residentes nos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí ou Rio Grande do Sul, que busquem qualificação para captação de recursos, conhecimento em leis de incentivo e que tenham interesse em desenvolver projetos criativos nas áreas de arte, cultura, música, gastronomia, moda, artes visuais, patrimônio, design, audiovisual, comunicação, artesanato e tecnologia.

A seleção da presidente da ALCAP deixou em euforia todos os acadêmicos da agremiação, que a cumprimentaram de forma calorosa e efusiva.

 

Além desse resultado do edital Ecoar, também saiu o resultado do concurso literário da Defensoria Pública do MA (“MEMÓRIAS E VOZES DO MARANHÃO: CULTURA POPULAR E ACESSO À CIDADANIA), em que a crônica de Jessythannya está entre as obras selecionadas para compor a coletânea que será publicada pelo órgão,

Defensoria Pública Estadual do Maranhão https://share.google/XuPxvs1MTlfqDzdhr

Seletivos – Defensoria Pública Estadual do Maranhão https://share.google/givdYkJ8zUO6G8NJR