A Diretoria da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) reuniu-se aos vinte e sete de agosto de dois mil e vinte e cinco para tratar da possibilidade de participação da ALCAP em edital da Lei Roaunet Nordeste.
Assunto: Avaliação de projetos da ALCAP para inscrição no Edital Roaunet Nordeste.
Data: 27/08/2025Horário: 17:30 horas, pela plataforma Google Meet
Presentes: Jessythannya, Ana Creusa, Ana Cléres, Alda Regina, Eni Amorim e Francisco Viegas. Edna Jana não conseguiu entrar na sala por problemas técnicos
A presidente Jessythannya abriu a reunião agradecendo a presença de todos.
Em seguida falou da importância de dialogar com os membros da academia sobre alguns pontos do edital e juntos definirmos uma boa proposta.
Comentou sobre particularidades dos critérios do projeto para alcançar o máximo de pontuação entre eles estaria tentar ampliar o alcance dos projetos da academia para outros municípios da região.
Dentro das propostas surgiram oficina de bonecos, biblioteca itinerante, inventário do tambor de crioula, oficina de escrita criativa. A confreira Alda sugeriu a possibilidade de o projeto escolhido alcançar as comunidades quilombolas da região.
A proposta do confrade Francisco Viegas da ALCAP é realizar um inventário dos tambores de crioula da região foi a proposta mais bem avaliada pelo grupo para o edital Rouanet Nordeste.
Todos concordaram que seja editado um livro como resultado da pesquisa, bem como que seja realizado um encontro regional do tambor de crioula e outras manifestações culturais da região. A presidente Jessythannya se comprometeu a elaborar o projeto e enviar para análise e avaliação dos acadêmicos.
Ainda durante a reunião surgiram sugestões para o nome do projeto:
- No Ritmo da Crioula;
- No Ritmo da Pungada;
- Pungadas de São Benedito
- Pungada Ancestral dos Quilombos e
- No Sotaque do Tambor.
Sem mais nada a tratar, a reunião foi encerrada às 18:30 horas, conforme planejado.
Diretoria ALCAP