Paulo Sérgio Corrêa

Ocupante da Cadeira nº 18 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), que tem como Patrono Furtuoso José Corrêa. Nasceu em 02 de outubro de 1972, no Povoado Conceição no município de Peri-Mirim. Originário de uma família de 11 (onze) irmãos. Filho de Furtuoso José Corrêa, músico, lavrador, carpinteiro e pedreiro e de Altair Ferreira Corrêa, professora e lavradora.

Iniciou sua vida escolar na escola Nossa Senhora da Conceição, no povoado Conceição, escola fundada por seus pais que funcionava em uma dependência de sua residência, onde estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental. A partir da 5ª série, passou a estudar na sede do município na sede do município na escola CEMA – Centro Educacional do Maranhão, onde concluiu o Ensino Fundamental.

Essa mudança de escola, para ele foi muito difícil devido a distância que tinha entre a sua casa e a nova escola, como não havia transporte escolar, o trajeto era feito a pé, isto quer dizer que eram mais de 20 quilômetros caminhados todos os dia e sem residência na cidade, a chamada “troca de roupa” era feita na casa de amigos.

Em 1987, morando ainda em Conceição, iniciou o Ensino Médio no Colégio Cenecista Agripino Marques, no período noturno, na época, seus pais já haviam comprado uma pequena casa na sede do município, no bairro Campo de Pouso, onde o mesmo e seus irmãos usavam a casa como dormitório. À tardinha, depois do trabalho na roça e outros afazeres, Paulo Sérgio e seus irmãos caminhavam para a sede do município para estudarem à noite e voltar pela manhã logo cedo, trajeto feito a pé, pois na época, o número de carros na cidade era bem reduzido, dificultando a chamada carona. Concluiu o Ensino Médio em 1989, aos 17 anos.

Sem oportunidades de prosseguir seus estudos em seu município, pois o município não disponibilizava cursos universitários. Paulo Sérgio passou a trabalhar com seu pai como ajudante e aprendiz de pedreiro e na roça, no cultivo de arroz e mandioca, produtos que auxiliavam no sustento da família.

Em 1993 foi aprovado em um concurso promovido pelo Governo do Estado do Maranhão para o cargo de Agente Administrativo, cargo que permanece até os dias atuais.

Em 2002, iniciou um novo ensino Médio, Educação Geral, no C. E. Artur Teixeira de Carvalho, concluindo em 2004. Em 2012, iniciou o Curso Universitário Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde cursou até o 4º período e teve que abandonar pelas dificuldades de deslocamento, pois a universidade funcionava em um polo universitário em São Luís.

Paulo Sérgio trabalhou como Consultor de Vendas da Alvorada Motocicletas por 4 anos, de onde saiu em 2008, para abrir seu próprio negócio. Trabalhou também como cinegrafista auxiliar da TV Peri-Mirim, durante 4 anos. Sempre apaixonado pela arte e pela música, começou a escrever seu primeiro livro (ainda não concluído), um romance intitulado “a paixão de Karem”.

Gosta de compor, já compôs várias toadas para o Boi Brilho da Baixada, que foram interpretadas por França e Zé de Floriano. Em 2017, compôs e produziu um CD de 10 faixas musicais, em que interpreta algumas músicas para o Coral Infantil (fase de gravação concluída). No Centro Espírita Vinha de Luz de Peri-Mirim, também no mesmo ano deu início a um trabalho de 1 CD, em que ele é compositor, produtor e intérprete e de um álbum de 12 músicas, todas de sua autoria com previsão de lançamento até o final de 2018.

Atualmente, Paulo Sérgio reside em Peri-Mirim, na sede do município no bairro Campo de Pouso, em uma união estável com Mayara Jeane Maia Abreu, com quem tem uma filha de nome Bruna Carla Maia Corrêa. Pretende ainda dar continuidade ao Curso de Ciências Contábeis e terminar seu livro e, em uma data futura escrever seu primeiro roteiro e produzir seu primeiro curta metragem no seu município.

2 Replies to “Paulo Sérgio Corrêa”

Deixe uma resposta