ESCOLA MUNICIPAL HOMENAGEOU PERSONALIDADES DA LITERATURA, ARTE E CULTURA PERIMIRIENSE DURANTE O DESFILE CÍVICO

A Escola Municipal Cecília Botão homenageou personalidades da literatura, cultura e artes do município de município de Peri-Mirim, durante o Desfile Cívico promovido pela Escola no último dia 07 de setembro de 2024.

Foi formado um pelotão para homenagear os escritores, compositores e demais personalidade personalidades locais, de modo a valorizar o talento de cada um que, com maestria, eleva o nome do município nos mais diversos eventos culturais.

Portando um banner, as alunas Biatriz 7º ano C e Ludmila 8º ano B, as duas conduziam o pelotão com graça e maestria. Em seguida, a aluna Emily Rayane, aluna do 7º ANO C vespertino representando a professora “Cecília Euzamar Campos Botão” que dá nome à Escola e que foi uma grande personalidade que muito contribuiu para a Educação Perimiriense com seus ensinamentos, transformando a vida de alunos deste município, estes que com o passar do tempo, mediante seus esforços se transformam em grandes talentos.

O município de Peri-Mirim é rico em talentos. A aluna Carla Eduarda aluna do 9º C vespertino, com suas asas da imaginação permitindo-se voar na leitura dos nossos escritores locais, citando-se: Eni do Rosário Pereira Amorim, com a obra Retalhos de uma história; Laura Andrelayne Durans com a obra A cura; Fabian Grazielly Ferreira Gomes com a obra: Sonhos e Poesias; Ana Creusa Martins dos Santos com a obra Cem anos de Gratidão; Maria Isabel Martins Veloso com a Narrativa das suas memórias na obra Minha Vida, Um Destino; Francisco Viegas Paz com as obras: Histórias de Peri Mirim; Peri Mirim, Cem Anos de Emancipação; Seminarista: graças a Deus; Flávio Braga com as obras: Dicionário Baixadês, e se prepara para lançar mais uma obra, sendo esta, Vultos ilustres da baixada maranhense: histórias e legendas de grandes personalidades.

E ainda, como incentivo à leitura e a escrita explorando assim as habilidades e o eminente potencial dos alunos, surgem os escritores mirins, estes que fazem parte do projeto “Estante Mágica” da Escola Alda Regina Ribeiro Corrêa (ARC) aqui representado pelo aluno Lucca Pietro Santos Ribeiro, aluno do 3º ano da referida escola, que traz a estrela como um dos símbolos do projeto e o livro de sua autoria: A História de Deus, onde o autor mirim faz uma curta narrativa e aborda a criação divina, a natureza criada para nós, da sabedoria de Deus que faltou em Adão e Eva para cuidar do jardim do Edem, da importância da gratidão, e da fé. A Estante Mágica é um mundo de leitura e escrita, ela vem para preencher e encantar as crianças.

A leitura, desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita. O hábito da leitura vem sendo deixado de lado devido o aumento da tecnologia com recursos das redes sociais, bem como vídeos, imagens e áudios à disposição dificultando o interesse em ler. A função da escola é resgatar esse gosto pela leitura.

Há quem diga que não gosta de ler, e há quem é aficionado em livros. Mas em uma coisa todos devemos concordar os benefícios em cultivar o hábito da leitura são inúmeros. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

Logo em seguida, a Escola prestou homenagens aos compositores, visto que a música faz parte das nossas vidas, entrelaçada à nossa cultura, e com ela surgem os talentos que fazem soar aos nossos ouvidos as mais belas canções, cada qual com seu próprio ritmo e isto, só enriquece a nossa cultura local. Aqui citamos: José Ribamar França, compositor do hino da nossa escola; João de Deus, compositor do hino da cidade de Peri Mirim; Paulo Sergio Correa; Manoel de Jesus (Santiago); Edielson (Paim); Carlos Pique; França Melo; Kelly Lopes e Liliene da Glória. Estes compositores entre muitos, alguns autodidatas, porém dotados de talento inato com influência da sua própria experiência e da sua imaginação inerente.

Neste sentido, deixam registrados sua marca na nossa história, na memória dos perimirienses. Obrigada a todos os nossos compositores, escritores e personalidades perimiriense, que elevam a nossa cidade proporcionando entretenimento, louvor e adoração com protagonismo.


Desfile Cívico – Edição 2024

Tema: Homenagem aos Escritores, Compositores e Personalidades Locais

Secretária Municipal de Educação: Zaine Campos Ferreira

Gestores da Escola e organizadores do Desfile: Juciléa de Jesus Ferreira Cabral, José Júlio Amorim Costa, Iêda Gomes Nunes, Fábio Gomes, Karlla Fernanda França, Beatriz Amélia da Silva e Silva e Eriene Amorim Santos

Texto: Iêda Gomes Nunes e Aldilene Pereira Azevedo