Venceslau Pereira Júnior

Ocupante da Cadeira nº 19 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), que tem como patrono Venceslau Pereira. Nasceu no dia 10 de março de 1973, no município de Pinheiro na maternidade onde hoje funciona o CAPI. Filho de Venceslau Pereira (in memoriam) e Mirian Costa Pereira.

Cursou o primeiro período no Jardim de Infância na escola São José no município de São Bento, no período em que sua mãe Mirian Costa Pereira cursou Pedagogia no município de Caxias vindo concluir o segundo e o terceiro período no Jardim de Infância O Pequeno Príncipe localizado na Rua Desembargador Pereira Júnior, no Centro de Peri-Mirim, tendo como professora a senhora e o Ildenira.

O antigo primário estudou na escola estadual Unidade Escolar Carneiro de Freitas na Praça São Sebastião, cursou o ginásio na Escola Centro Educacional do Maranhão (CEMA). O curso profissionalizante de Magistério, na escola Cenecista Agripino Marques entre os anos de 1988 e 1990 mudou-se para São Bento onde iniciou o curso de Contabilidade, abandonando no 2º ano, posteriormente, cursou Técnico em Enfermagem, concluído em 1991.

No ano de 1992 realizou o concurso para professor da rede pública estadual para o cargo de Professor do Primário de 1ª à 4ª séries,  foi lotado na Unidade Escolar Mota Júnior. No ano de 1993 prestou vestibular interno no Governo do Estado do Maranhão para o programa de capacitação de docentes (PROCAD), cursando na UEMA nos meses de férias janeiro e fevereiro e julho concluindo em setembro de 1998.

No ano de 2000 mudou-se para São Luís para cursar a pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade Cândido Mendes (FACAM). Nos anos de 2000 e 2001 trabalhou como professor da disciplina História na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Unidade Integrada Vila Embratel. Com o advento do ensino médio em todo o Estado do Maranhão, retornou para Peri-Mirim no ano de 2002 lecionando a disciplina de História na escola Tarquínio de Souza localizada no Bairro Campo de Pouso.

No ano de 2007 foi servidor contratado na rede municipal como coordenador pedagógico, trabalhando na Secretaria Municipal de Educação sendo destituído do seu posto em fevereiro de 2010, foi efetivado como coordenador pedagógico do Centro Educacional Artur Teixeira de Carvalho até o ano de 2012.

Logo após o falecimento do seu pai, Venceslau Pereira, no ano de 2001 herdou 60 colmeias de abelhas sem ferrão iniciando a sua produção de mel no ano de 2010. Elegeu-se presidente da Associação Agroecológica de Meliponicultores do Município de Peri Mirim para lutar pela melhoria da qualidade de vida e emprego e renda no município. Faz parte da COAMEL – Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada Maranhense que em 2010 foi beneficiada por um projeto da fundação Banco do Brasil em um centro de referência em meliponicultura.

No ano de 2002 conheceu Ronnya Ribeiro Durans no mês de junho. Contraiu núpcias em 22 de agosto de 2005, com quem tem 2 filhos: Laura  Andrelynne Durans Duarte e José Ribamar Durans Neto.

Deixe uma resposta