Jaílson de Jesus Alves Sousa

Ocupante da Cadeira nº 28 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), que tem como patrono Raimundo João dos Santos. Nasceu no dia 4 de dezembro de 1994, no hospital São Sebastião em Peri-Mirim/MA.

Filho de José Maria Melo Sousa e Maria do Livramento Alves, que se separam na época do meu nascimento. Foi criado pela sua mãe e avós maternos: Manoel de Jesus Martins e Albina Alves. É o caçula de quatros irmãos, tem o prazer de citar o seu irmão mais velho José.  Sua segunda irmã é Josenete e a terceira é Joselia.

Iniciou sua vida estudantil com quatro anos de idade no Jardim de Infância” O Pequeno Príncipe” na sede de Peri Mirim. Ingressou no Ensino Fundamental na Escola Carneiro de Freitas, cursando a primeira série no ano de 2001; tendo como professora durante os quatros anos do fundamental menor a docente Terezinha Almeida (Terezinha de Galêgo), pela qual tem grande estima e admiração por ter lhe iniciado no mundo das letras.

Cursou o Ensino Fundamental maior na escola Artur Teixeira de Carvalho, concluindo essa modalidade de ensino no ano de 2009. Tenho a honra de prestar homenagens a professora Maria da Luz Nunes, vulgo Marizinha de Teca, que durante todo o percurso de aprendizagem aprendeu a admirá-la, pois, além dos quesitos pertinentes a disciplina de Língua Portuguesa, mostrou o quão relevante é o respeito para a construção do ser humano como cidadão de bem, tornando-se construtor da sua própria história. Na referida escola continuou os estudos do Ensino Médio, concluindo essa etapa no ano de 2012.

Iniciou o curso de Licenciatura em Pedagogia à distância no ano de 2013 pela Instituição Reunida de São Paulo, encerrando o curso acadêmico no ano de 2016.

O seu maior sonho é publicar um livro sobre as culturas perimirienses, e essa é uma das razões pelas quais candidatou-se a uma cadeira da Academia Perimiriense.

Deixe uma resposta