A ALCAP FEZ-SE PRESENTE NO SOLETRANDO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA

No dia 11 de novembro de 2024, segunda-feira, aconteceu a final do Projeto Soletrando na Escola Municipal “São João Batista”, localizada no Bairro do Portinho, Peri-Mirim/MA. A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) foi convidada a prestigiar e participar do tão esperado evento, pelo segundo ano consecutivo.

A escola que recebeu esse nome em homenagem ao Santo Protetor da comunidade – São João Batista, foi fundada no ano de 1978, na gestão do Prefeito João França Pereira (1977 a 1982), e regulamentada a criação pelo Decreto nº 611/85 e Resolução nº 228/2002 – CEE 17/10/2012.

O Projeto de Soletração, implementado no PPP da escola desde 2022, promove aos estudantes a prática de leitura, escrita, ortografia, amplia o vocabulário, as habilidades cognitivas e a compreensão da norma culta da língua portuguesa de forma lúdica e divertida.

Os alunos do fundamental menor (1º ao 5º ano) da escola, passaram por quatro eliminatórias, com palavras de nível fácil, médio e difícil foram todas introduzidas e trabalhadas em sala de aula antes, por todos os respectivos professores. A dinâmica do soletrando se baseia no acerto de todas as palavras sorteadas; cada turma com palavras específicas para cada nível. Ficaram para a semifinal quatro alunos de cada turma. Para que, depois do embate, ficasse um vencedor para disputar a grande final.

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) recebeu com grande satisfação o convite e honrou o compromisso em fazer-se presente, compondo a mesa dos Jurados, representada pela confreira Edna Jara Abreu Santos (Cadeira 25), na oportunidade, com efeito de imensa gratidão pelo convite, a ALCAP doou uma cesta de kit escolar para um dos vencedores.

Os alunos finalistas foram: Enock Davy (1º ano); Yanna Walenthyna (2º ano); João Victor (3º ano); Gleycielle; (4º ano) e Kevellin Maria (5º ano).

Depois de passarem por rodadas disputadíssimas, com aproximadamente duzentas palavras no geral, chegou-se a um resultado:
O quinto lugar ficou com a Kevellin Maria; Gleycielle ficou com o quarto lugar; João Victor ficou em terceiro. Foi uma disputa acirrada pelo primeiro lugar, porém, o resultado ficou empatado, sendo dividido o prêmio final entre os alunos Enock Davy (1º ano); Yanna Walenthyna (2º ano). Os outros três semifinalistas, de cada turma presentes ao evento, também foram agraciados pelos professores com presentes e mimos como forma de motivação a continuarem se empenhando e aprendendo.

A ALCAP acredita em projetos como este que revoluciona a Educação e, simultaneamente, transforma a vida das crianças e jovens perimirienses. Fazendo-se saber que é a Educação o ponto-chave para melhorar nosso futuro e que deixa marcas positivas na vida e história dos discentes. Na oportunidade, a Academia parabeniza a escola São João Batista pelo incentivo à escrita e leitura e agradece o convite ensejando já o próximo.