Edna Jara Abreu Santos

Ocupante da Cadeira nº 25, que tem como patrona Raimunda França. Nasceu em 24 de junho de 1991 no Município de Peri-Mirim. De família humilde.

Membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes perimiriense – ALCAP, ocupante da Cadeira nº 25. Tem como patrona sua bisavó Raimunda França. Ocupou a função de 1ª Tesoureira durante o período de 2009 – 2023 na mesma entidade.

Nasceu em 24 de julho de 1991 no Município de Peri-Mirim, porém com erro de registro em cartório para junho do mesmo ano. De origem humilde, tendo como principal meio de sobrevivência a roça. Morou com meus pais, Ana Cleide Abreu e Edvaldo de Jesus Santos, no Povoado Torna até os 9 (nove) anos de idade quando veio a separação. Tem três irmãos, sendo a primogênita Cleide Ane Abreu Santos, Leidivaldo Pereira Santos e Reginaldo Pereira Santos, sendo os dois últimos do segundo casamento do seu pai. É bisneta de Raimunda França, mãe de Francisca do Carmo França (vó materna) e José Ribamar Abreu (vô materno) e paternos: Raimundo dos Santos (in memoriam) e Domingas do Rosário Câmara dos Santos (in memoriam).
Depois da separação dos seus pais foi morar com os avós maternos no centro da cidade. Aos 20 (vinte) anos casou-se e tornou-se mãe da Alice.

Em 2009 tomou posse no concurso Público Municipal como Agente Administrativo. Os primeiros 8 (oito) anos de efetivação trabalhou no prédio da Prefeitura onde realizava serviços de recepção, buscas e organização de documentos antigos, pesquisa de tempo de serviço de servidores e outros. De 2010 a 2016 foi membro, secretária da Comissão Permanente de Licitação e Pregoeira do Município. A partir do ano de 2017 começou a exercer suas funções docentes por meio de contratos em escolas públicas municipais, colégio privado “Alda Ribeiro Corrêa – ARC” e no Centro de Ensino “Artur Teixeira de Carvalho” de âmbito pública do Estado/MA.

Iniciou seus estudos de formação geral na Escola Municipal “Padre Gerard” no Povoado Torna, onde cursou a 1ª e a 2ª série (7 e 8 anos); de 2000 a 2001 fez a 3ª e 4ª Série na Unidade Escolar “Carneiro de Freitas”, sede, e a partir do ano de 2002 a 2008 estudou no C.E. “Artur Teixeira de Carvalho”.

Graduou-se em 2015 pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA no curso Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas.

Finalizou o Curso de Pós-graduação Latu Sensu, Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco – FAPAF em 2016.

Concluiu o curso de Administração Bacharelado, tendo colado grau em 14 de setembro de 2023, e atualmente, está no processo de finalização do Curso Pós-Graduação em Informática na Educação, pelo Instituto Federal do Maranhão. Possui outros diversos cursos no currículo inclusive aprofundamentos em Linguagens e melhorias no ensino-aprendizagem.

Gosta de estar em constante evolução, de aprender coisas novas, de se inovar e reinventar. Se considera uma pessoa criativa, principalmente utilizando recursos tecnológicos. Acredita na importância do uso da tecnologia na educação e aposta na qualificação contínua, pois sabe que as necessidades do mundo se modificam e é preciso reciclagem e acompanhar essas mudanças.

Um dos seus hobbies é escrever crônicas em seu bloggerMemórias escritas (https://bloggernapontadalingua.blogspot.com/), que, por meio de vivências enraíza o passado mediante os registros escritos; estima leituras de textos narrativos em contos, crônica, poemas e outros; adora viajar e desbravar terras desconhecidas e colecionar momentos felizes ao lado de sua família.

11 Replies to “Edna Jara Abreu Santos”

Deixe uma resposta