Academia de Peri-Mirim se reúne com autoridades eclesiásticas da Diocese de Pinheiro

No dia 13 de julho de 2022, às 9:30 horas, membros da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) reuniram-se com o bispo da Diocese de Pinheiro, Dom Elio Rama, com o padre Irvisson, pároco do município e o representante jurídico da Diocese de Pinheiro, Widson.

Na referida reunião, foi entregue um Ofício solicitando à Diocese a possibilidade de Cessão Casa das Freiras, por meio de contrato de comodato, de um prédio situado na Rua Pereira Júnior, onde outrora fora a casa das irmãs da ordem Clarissas Franciscanas, que se encontra desabitada há alguns anos.

A Casa das Freiras é um referencial histórico de Peri-Mirim. O povo do  município lembra, com saudades, das freiras que habitaram aquela casa, pelos serviços prestados, por serem pessoas bondosas e dedicadas, especialmente com os mais vulneráveis.

A reunião iniciou-se com um pequeno resumo sobre a ALCAP efetuado pela secretária e ex presidente da Academia, Eni Amorim. Após a exposição, e da solicitação, foi feita a leitura do ofício realizada pelo vice-presidente Diego Nunes, representando na oportunidade a atual presidente da academia, Ana Creusa.

O assessor jurídico, Dr. Widson, posicionou-se afirmando que o pleito da Academia será levada à apreciação do Conselho da Diocese que, somente após essa análise pelo Conselho, será aprovada ou não a solicitação da Academia.

Dom Elio elogiou e enfocou a importância do trabalho da Academia para o município de Peri-Mirim. A autoridade eclesiástica foi presenteado com obras de autores locais e membros da Academia.

Ao final, os acadêmicos da ALCAP agradeceram às autoridades da Igreja Católica a acolhida no Salão Paroquial, para uma reunião histórica. Os acadêmicos saíram esperançosos que, finalmente, a ALCAP poderá instalar a sua sede provisória na Casa das Freiras e, dessa forma, poderá cumprir seus objetivos estatutários, especialmente a instalação de uma biblioteca que contribuirá para a formação de crianças, jovens e adultos.

Deixe uma resposta