Na manhã deste sábado, dia 15/08, no Povoado de Itans do Município de Matinha, encontraram-se o novo Presidente da Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada Maranhense (COAMEL), Venceslau Pereira Júnior, e o Presidente e Vice-Presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM), Expedito Nunes Moraes e Antônio Lobato Valente.
A comitiva da COAMEL, que partiu de Peri-Mirim para Matinha, além do presidente da entidade, foi formada pelo secretário Lourivaldo Diniz e por Ana Cléres, que também compõe o FDBM.
O assunto debatido pelas duas instituições foi a busca de apoio direcionado ao desenvolvimento da meliponicultura na Baixada Maranhense por meio de investimentos em equipamentos para a COAMEL, a fim de que ela possa entrar em funcionamento, para benefício direto de famílias de meliponicultores de seis municípios da Baixada Maranhense.
Foi informado ao Presidente do FDBM que o desenvolvimento do projeto da COAMEL contou inicialmente com a parceira do SEBRAE e da Fundação Banco do Brasil. Atualmente já existe uma estrutura física, faltando a aquisição de maquinários e outros equipamentos para beneficiamento do mel de abelha e seus derivados.
Durante a rápida reunião, o presidente do FDBM mostrou-se bastante interessado em ajudar na construção das parcerias necessárias para que a COAMEL venha a funcionar de forma eficaz. Ao final, ficou combinado que haverá um novo encontro específico para tratar do assunto.
A Comitiva da COAMEL assistiu a uma abundante pesca no Povoado de Itans, onde funciona um centro de referência da cadeia produtiva de piscicultura que é modelo para o mercado nacional e internacional, que também foi construída com apoio do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, o qual funciona sob a forma de cooperativa – a grande esperança para pequenos produtores da Baixada Maranhense.