Peri-Mirim: Semana da Consciência Negra foi tema de debate em comunidades quilombolas

No último sábado, dia 08 de outubro, a Coordenação do Território Quilombola Pericumã esteve reunida no Quilombo Pedrinhas. O objetivo da reunião foi tratar da Semana da Consciência Negra, que homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro.

O evento contou com a participação de vários convidados: o prefeito Heliezer Soares, a Secretária de Igualdade Racial Geilsa Ferreira, o Secretário de Cultura Frank Hudson, o Secretário de Turismo Fábio Maia, a Secretária de Educação Professora Zaine, a ALCAP foi representada pelo professor Venceslau Junior. Lamentamos a ausência do Padre Irvison.

Depois de ouvir a opinião de todos, combinamos o seguinte: que este ano faremos 2 (dois) dias de programação que ocorrerão no Quilombo Muritim. Sábado, dia 19/11 e no domingo, dia 20 de novembro.

No sábado teremos a seguinte programação. Pela manhã teremos uma roda de conversa com o representante da ALCAP e da Secretaria de Educação sobre a História das nossas comunidades (essa programação é mais voltada para as lideranças). À tarde teremos um torneio de futebol feminino e à noite será celebrada uma missa campal.

No domingo teremos pela manhã palestra sobre saúde de populações negras com um grupo de estudantes da UFMA de Pinheiro. À tarde teremos a rodada do Campeonato Quilombola e à noite será a programação cultural em que serão apresentados todos as manifestações culturais de nossas comunidades (Divino Espírito Santo, Tambor de Crioula, Bloco Carnavalesco, etc). Teremos, também, a presença de um cantor no encerramento da noite.

No domingo também será palco do desfile da Beleza Negra onde cada comunidade terá uma representante. Neste ano teremos ,também, a presença no desfile de representantes masculinos. O desfile não será competitivo. É somente apresentação.

O representante da ALCAP, Venceslau Júnior, agradeceu o convite e falou que:

a Academia busca fortalecer a cultura de modo geral, e que não devemos deixar morrer movimentos como os tambores de crioula, são Benedito e que nessas regiões quilombolas, deve haver o estímulo para a criação de escolas, ou pelos menos, de aulas para os jovens e adolescentes para que não se perca a herança histórica.

Neste ano de 2022 teremos espaço na parte cultural para o movimento reggae e vamos ter um espaço especial para uma apresentação de D. Lenir. Ela irá cantar os seus sambas. Ela cantará suas cantigas. Todos os ritmos que ela canta.

No ano corrente, nossa programação homenageará duas pessoas que são muito representativas das nossas comunidades. Será D. Lenir de Pericumã e o Sr. Coreiro da Tijuca.

No dia 23/10 (domingo) teremos uma nova reunião em que faremos os últimos acertos para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Abraços em todos.

A reunião foi presidida por Maninho Braga, que é Presidente da Associação dos Moradores do Quilombo Pericumã e membro da Academia Perimiriense de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP).

Sem mais a tratar, a reunião foi encerrada com muitos cumprimentos e esperança de que o evento será um sucesso, pois, é notório o envolvimento de todos.

Deixe uma resposta