Giselia Pinheiro Martins

Ocupante da Cadeira nº 20, cujo patrono é João de Deus Paz Botão. Nasceu em Peri-Mirim, no Estado do Maranhão, a 23 de junho de 1974. Seus pais são Walton França Martins (Walton Barreira) e Maria das Graças Pinheiro Martins (D. Bubu). De uma turma de sete irmãos, é a sexta em ordem cronológica. Sendo 5 (cinco) homens e 2 (duas) mulheres. Tem dois filhos: Breno Kauê Martins Pereira com 17 anos e Allan Víctor Martins Pinheiro Sanches, com 14 anos.

É casada com Paulo Henrique Costa Martins.  É professora, funcionária pública municipal. Trás comigo, desde a infância, conhecimentos relacionados à família, ao amor e ao respeito com o próximo, que passaram de geração para geração por pessoas, como seus pais e avós. Sempre dedicada aos estudos, seguiu a carreira que sonhou e que idealizou: ser professora!

Iniciou seus estudos com a pré-escola, a partir do segundo período, pois já se encontrava com 5 anos, no Jardim de Infância O Pequeno Príncipe, que funcionara num prédio tradicional do município – O clube Social da cidade – local onde hoje funciona o prédio da Telemar. Cursou inicialmente o primário, 1.ª e 2.ª séries na Escola Municipal Cecília Botão, pautado na cartilha do ABC; foi transferida para cursar as 3.ª e 4.ª séries, na escola estadual Unidade Escolar Carneiro de Freitas. Concluindo esta fase no ano de 1984. Logo em seguida, no ano de 1985, para cursar o primeiro grau, passou a estudar no Centro Educacional do Maranhão – CEMA, no qual, as aulas eram televisionadas; usava como livros, grossas apostilas, e tinha um orientador de aprendizagem para apoio pedagógico. Ali, já começavam a despertar os primeiros sinais do seu gosto pela educação. O gosto em ser professora.

Após concluir essa etapa de estudo, em 1988, mudou-se para a capital maranhense (o que era comum nas famílias perimirienses, pois os pais queriam dar oportunidades para que seus filhos estudassem e melhorassem de vida) para estudar o Segundo Grau, ou o Científico. Lá estudou no Centro Educacional Almirante Tamandaré, escola pública estadual.

Retornou à sua cidade natal e cursei o Magistério na Escola Cenecista Agripino Marques, concluído no ano de 1996. E, ano seguinte já atuava como professora municipal. Em 1999, começou a cursar Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, concluindo o mesmo em 2002.

Na Faculdade do Maranhão – FACAM, no ano 2007, cursou sua primeira especialização em Supervisão e Gestão Escolar. Em, 2016, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, cursei minha segunda especialização, desta vez em Coordenação Pedagógica. Ainda não publicou livros, nem poemas, mas constrói sua vida baseada sempre no amor!

3 Replies to “Giselia Pinheiro Martins”

Deixe uma resposta