Ana Creusa Martins dos Santos

Ocupante da Cadeira nº 12 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), que tem como patrono João de Deus Martins. Natural de Peri-Mirim-MA. Nasceu em 27 de julho de 1959. Filha de José dos Santos e Maria Amélia Pinheiro Martins dos Santos, sua vida escolar foi coroada de êxito. Iniciou seus estudos aos 8 (oito) anos de idade na Escola Sá Mendes, no Povoado Ilha Grande. Chegou à escola já sabendo ler e escrever, o que aprendeu com sua irmã Cleonice. Estudou o curso primário e ginasial em Peri-Mirim, no Grupo Escolar Carneiro de Freitas, e no Ginásio Bandeirantes de Peri-Mirim, que funcionava na Escola Cecília Botão.

Nessa época, o município não possuía ensino médio. Ana Creusa e seus irmãos foram estudar na capital. Estudou no Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias, habilitando-se em Técnico de Enfermagem.

Depois de um ano e meio no Curso Pré-Vestibular MENG, foi aprovada nos cursos de Ciências Contábeis, na UFMA e Medicina Veterinária na antiga FESM (hoje UEMA). Frequentava os dois cursos por três períodos, depois teve que abandonar o curso de Veterinária.

Bacharelou-se em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Logrou aprovação em mais de uma dezena de concursos públicos, entre os quais: Auditor de Controle Interno da então Auditoria Geral do Estado do Maranhão e Auditor Interno da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí; Auditor Fiscal de Tributos Estaduais dos estados do Maranhão, Piauí, Rondônia, Amazonas e Sergipe; Analista de Controle Externo do TCU (por duas vezes); Analista do Tribunal Regional do Trabalho em Rondônia; Professora titular para o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Rondônia.

É aposentada como Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil; Advogada; Contadora; Presidente do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, biênio 2017-2019; Coautora do livro Ecos da Baixada; Membro-fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense – ALCAP, detentora da Cadeira nº 12. Presidente de Honra do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, biênio 2019-2021. Membro do Conselho Editorial do Jornal Eletrônico “O Resgate”, mantido pela ALCAP.

5 Replies to “Ana Creusa Martins dos Santos”

Deixe uma resposta