Nesta sexta-feira, 06 de março, a Escola Municipal Keila Abreu Melo fez uma pequena homenagem ao dia Internacional da Mulher, a Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) participou do evento, que contou com a presença de 34 alunos do 5° ano, do turno vespertino, da gestora da escola, Alessandra Castro e das professoras: Teresa Amorim, Elinalva Campos e Edna Jara Abreu Santos, estas últimas são membros da ALCAP.
A confreira e professora da referida escola: Elinalva Campos iniciou a palestra destacando a origem da data e a história das mulheres no contexto social do dia Internacional da mulher. O confrade Diêgo Nunes Boaes foi convidado para representar a ALCAP, que em sua fala destacou a importância dessa data reconhecida mundialmente. Iniciou falando sobre a importância das mulheres para a sociedade, tendo como referência o nome da escola, da significação, um pouco da história da professora Keila Abreu Melo, falou sobre a entidade da ALCAP, da sua importância para a historiografia perimiriense.
Em seguida, o acadêmico falou sobre as 9 patronesses da ALCAP: Naisa Amorim, Isabel Nunes, Nazaré Maia, Jarinila Campos, Cecília Botão, Helena Ribeiro, Maria Sodré, Raimunda França e Júlia Silva. Fez uma resumo da história e vida de cada uma delas, e ainda sobre a importância da ALCAP em tê-la como patronas, não pelo falo de terem cargos elevados ou status no município, mas pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Foram mulheres simples, humildes, mas que deixaram um grande legado para a comunidade e que se eternizaram em nossas memórias. O confrade Diêgo encerrou sua participação declamando um de seus poemas:
Mulher.
Mulher preciosa,
Mulher que pensa e faz,
Mulher amorosa,
Mulher que tudo que quer se satisfaz,
Mulher que comanda,
Mulher que determina
Mulher que anda
Mulher que fascina
Mulher guerreira
Mulher que cria e recria
Mulher que ama
Mulher de pura alegria
Mulher de trama
Mulher que faz e acontece
Mulher que se arruma e desarruma
Que se enaltece
Que anda só e em ruma
Que se esmorece
Se entristece,
De coração gigante
De amor imenso
De alma triunfante
E de bom senso
Das Marias,
Joanas, Antonias,
Vitórias e Marianas
Franciscas, Anas, Emilias e Sebastianas
Das Brancas
Rosas,
Das Esmeraldas
Jasmins
Jades e Safiras
Todas as mulheres
Todas as flores
Todos os gestos
Todos os amores
Em seguida as professoras Elinalva e Teresa organizaram uma homenagem para as mães, ao som de Erasmo Carlos.
Foi uma tarde maravilhosa. 🙂