PLANTIO SOLIDÁRIO: Ipê Roxo de Maria Isabel Martins Nunes

Texto de Eni Amorim

A árvore escolhida para representar minha patronesse Maria Isabel Martins Nunes foi o Ipê Roxo, pois, de acordo com o projeto Plantio Solidário “João de Deus Martins”, cada membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) deverá plantar uma árvore duradoura para homenagear o seu patrono.

O ipê roxo é a árvore “símbolo do Brasil” a árvore nacional é o pau-brasil que deu nome ao país. O ipê roxo (Handroanthus impetiginosus) é uma das árvores mais representativas da floresta brasileira, para os índios ela é chamada de “Árvore Divina”, pesquisadores acreditam que a árvore tem muito mais a oferecer do que apenas uma madeira forte e resistente é a segunda madeira mais cara só perdendo para o mogno.

A árvore foi escolhida por lembrar a fortaleza da minha bisavó e pelos poderes curativos por meio de sua intercessão em orações ou pelos remédios homeopáticos que produzia ou ensinava a fazer na comunidade e no Município.

Pelos meus conhecimentos de ambientalista, sei que as árvores não gostam de viver sozinhas,  por isso, plantei um companheiro para ela, outra muda de ipê roxo representando meu bisavô Domingos Nunes.

.

2 Replies to “PLANTIO SOLIDÁRIO: Ipê Roxo de Maria Isabel Martins Nunes”

  1. Isabel Martins Nunes foi uma líder que deixou um legado a ser seguido pela generosidade e por ser uma mulher de grande fé, contribuindo significativamente para o surgimento dos festejos católicos de Santa Ana na comunidade da qual se originou o nome: Comunidade de Santana.
    Obrigada minha Biza pelo legado que deixastes para as tuas gerações. ❤❤👏👏👏

Deixe uma resposta