Jessythannya Carvalho Santos

Ocupante da Cadeira nº 23 da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP)que tem como Patrono Agripino Marques. Nasceu na cidade de Peri-Mirim, estado do Maranhão, em 19 de julho de 1981, é servidora técnica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com formação em Administração de Empresas, especialista em Controladoria e Gestão pública.

É filha do professor e político Raimundo João Santos, nascido em Peri-Mirim, popularmente conhecido como Taninho, e de Maria de Jesus Cardoso Carvalho, nascida em Chapadinha, Maranhão.

Fez o curso pré-escolar no Jardim de Infância “Pequeno Príncipe” e todo o Ensino Fundamental na Escola Municipal “Cecília Botão”. Em 1998 concluiu sua habilitação profissional de magistério na Escola Comunitária “Cenecista Agripino Marques”.

Ainda na adolescência engajou-se nas atividades da sua comunidade, Paróquia de São Sebastião. Foi catequista e integrante das pastorais da criança, da liturgia e da juventude.

Iniciou a vida profissional em Peri-Mirim, em 1999, como professora de matemática e professora voluntária de alfabetização de jovens e adultos.  Em 2000 foi diretora da Escola Municipal “João Garcia Furtado”, no povoado Tucunzal.

Aos 20 anos, foi para São Luís, MA, residindo na casa da família do Pastor Claudionor Gomes da Silva, onde preparou-se para o vestibular e foi aprovada no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ingressando no curso de Administração de Empresas em 2003.

Durante a graduação residiu com a família do tio paterno João Raimundo Santos (Cacá) e realizou três estágios: estágio extracurricular como Trainee nas Lojas Americanas (2006); estágio curricular na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) (2006) e nas Centrais Elétricas do Norte (ELETRONORTE) (2007), sendo contratada pela ELETRONORTE no final do estágio como prestadora de serviço de assistente administrativo, atuando na Assessoria de Gestão.

Realizou em 2008 atividade voluntária de capacitação de servidores municipais e do comércio de bens e serviços no município de Capitão de Campos, Piauí, por meio do Projeto Rondon – Operação Grão-Pará, realizado pelo Governo Federal, Ministério da Desesa.

Em 2009, após aprovação no concurso público do município de Peri-Mirim para o cargo de Agente Administrativo, voltou a residir com a família, trabalhando na Escola Municipal “Cecília Botão”, tendo sido também professora de inglês na mencionada escola. No mesmo ano, foi aprovada em 1.º lugar no concurso realizado pelo município de Presidente Sarney, MA, para o cargo de Administrador.

Foi professora de qualificação profissional em administração pelo Programa Projovem Urbano, na cidade de Pinheiro, MA (2010-11) e tomou posse no cargo de Administrador no município de Presidente Sarney em 2011, momento em que voltou a prestar serviços na Assessoria de Gestão da ELETRONORTE em São Luís, por meio da empresa The Logical, Informática e Engenharia Elétrica Ltda., sediada em Belém, estado do Pará.

Em 2012, foi aprovada em 1.º lugar no concurso do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Pólo de Pinheiro, para o cargo de Técnica Administrativa, tomando posse em 2013.

Possui os seguintes cursos de especialização, ambos realizados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Especialização em Controladoria (2011-13) e Especialização em Gestão Pública (2014-2016).

Em seu tempo livre, dedica-se, especialmente, à música (violão), e ao aprimoramento do aprendizado da língua inglesa.

3 Replies to “Jessythannya Carvalho Santos”

Deixe uma resposta