Benedito de Jesus Costa Serrão

Por Cintia Cristina Martins Serrão Diêgo Nunes Boaes

Benedito de Jesus Costa Serrão nasceu no povoado Centro dos Coelhos, município de Palmeirândia, no dia 20 de dezembro de 1933. Filho de Frederico Alves Serrão e Celestina Costa, teve três irmãos: José Beijamim, Maria José e Onélio Costa.

Em 1965, Benedito de Jesus, conhecido como De Jesus Serrão, mudou-se para o povoado Três Marias para trabalhar como benfeitor do senhor Jaime Martins Corrêa (conhecido como Jair), um importante produtor de cana-de-açúcar da região, que possuía alambiques, engenho e fabricava cachaça e mel de cana.

Foi nesse período que De Jesus conheceu a senhora Carmem Martins, no povoado Tijuca. Juntos, decidiram viver em união e constituíram família, tendo três filhos: Cíntia, Benedito Filho e Weliton. Ele já tinha outros filhos de relacionamentos anteriores: Celico, Nazaré, Ana Lucia, Marileia, Laudilene Josely, Fideles, Suely, Helio, Heliezer, Ivanilde, Elisabethe e Francisco.

Após se estabelecer em Três Marias, De Jesus propôs a compra de um pedaço de terra ao senhor Durans, que aceitou a negociação. No terreno adquirido, localizado à direita da propriedade, construiu sua casa e fixou residência definitiva.

Em 1970, iniciou seus próprios negócios, abrindo um comércio de compra e venda de arroz e babaçu, contando com o apoio da esposa Carmem e do sócio Cosme Duarte, apesar de continuar colaborando com o senhor Jair. Sua postura prestativa e a disposição em ajudar a comunidade fizeram com que De Jesus se tornasse conhecido em diversos povoados vizinhos.

Por morar próximo à estrada que ligava vários municípios, De Jesus conheceu Geraldino e Isaac Dias, importante político da cidade de São Bento. A amizade com Isaac cresceu a ponto de ele se tornar padrinho de um de seus filhos. Reconhecendo seu potencial, Isaac incentivou De Jesus a ingressar na política, convidando-o a filiar-se a um partido no município de Peri-Mirim.

Dessa forma, começou sua trajetória política. Em 1972, candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, ficando na suplência. A partir dessa data continuou persistente, não desistiu. A convite do prefeito João Pereira foi trabalhar na prefeitura de Peri-Mirim no ano de 1978, lá conheceu a Eloisa que é a sua atual companheira com quem teve dois filhos Salma e Yuri. e, em 1982, foi eleito prefeito de Peri-Mirim, exercendo um mandato de seis anos. Em 1988, a sua sucessora foi a senhora Carmem Martins, e em 1996, retornou ao cargo de prefeito, conquistando novamente a confiança da população.

Durante seus mandatos, realizou obras de grande impacto para o município, como a construção de postos de saúde, escolas, prefeitura, câmara municipal, mercado municipal e jardins de infância, além de trazer diversos outros benefícios para a população.

De jesus tem um grande legado na politica do município de Peri-Mirim, com pessoas da sua família à frente de algumas gestões, a sua ex companheira Carmem Martins, o seu filho Yury e o atual prefeito Heliezer.

De Jesus, como é carinhosamente conhecido, continua entre nós e é reconhecido como um dos grandes políticos que marcaram a história do município, deixando um legado de trabalho e dedicação ao povo de Peri-Mirim.

ALCAP Abre Processo Seletivo para Novos Membros Efetivos

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) lançou no dia 15 de setembro o Edital de Eleição para Membros Efetivos, visando preencher 15 (quinze) cadeiras da instituição. As vagas disponíveis são para as cadeiras de número 01, 04, 05, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 e 40, todas com seus respectivos patronos já designados.

O objetivo do edital é selecionar novos acadêmicos que contribuam para o fortalecimento da literatura e da cultura perimiriense. Para participar, os candidatos deverão ter nascido em Peri-Mirim ou comprovar residência ininterrupta mínima de 10 (dez) anos no município, além de apresentar relevante atuação nas áreas da ciência, arte, literatura ou cultura.

As inscrições estarão abertas até o dia 15 de outubro de 2025 e devem ser realizadas por e-mail, enviando documentação como requerimento, biografia, cópia de identidade, comprovante de residência e declaração de adesão ao Regimento Interno e ao Estatuto da Academia.

Lembrando-se que a seleção será realizada em duas etapas: 1) análise documental e 2) votação entre os membros da ALCAP. O resultado será divulgado após a apuração dos votos e a posse dos novos acadêmicos ocorrerá no prazo de até três meses após a comunicação oficial do resultado da eleição, em sessão solene.

A Presidente da ALCAP reforça que este é um momento histórico para a instituição, pois: “Estamos abrindo espaço para que mais vozes se somem à defesa e valorização da cultura de Peri-Mirim e da Baixada Maranhense. É uma oportunidade de fortalecer a nossa memória, identidade e produção literária e artística”.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail oficial da Academia: academiaperimiriense@gmail.com

PROJETO PLANTIO SOLIDÁRIO DA ALCAP: Promoverá Troca de Mudas e Sementes durante a VIII Ação de Graças na Jurema

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense  (ALCAP) promoverá a quinta Edição da Feira de Troca de Mudas, Sementes e Saberes, em parceria com a VIII Ação de Graças na Jurema, que será realizada no dia 20 de setembro de 2025, no Sítio Jurema, Povoado do Cametá, no município de Peri-Mirim-MA.

A referida feira será realizada por meio do Projeto Plantio Solidário “João de Deus Martins”, que tem como gestora, Ana Cléres Santos Ferreira, que sempre contou a colaboração de Maria do Carmo Pinheiro e sua filha Ana Sheila, as quais preparam um ambiente aprazível para receber a comunidade. A Ação de Graças na Jurema foi idealizada por José dos Santos, para promover a União em sua Comunidade.

Por iniciativa da acadêmica e atual presidente da ALCAP, Jessythannya Santos, o objetivo da feira é auxiliar na preservação da biodiversidade, promover a educação ambiental, bem como estimular a alimentação orgânica e saudável. As mudas serão fornecidas pelo Jardim Botânico da Vale S.A. Porém, a maioria das mudas são oriundas do Sítio Boa Vista, de propriedade da gestora do Projeto.

Além de mudas de hortaliças, legumes e outros vegetais, serão trocadas/disponibilizadas plantas ornamentais, mudas de árvores frutíferas e não frutíferas, plantas medicinais, sementes e muito conhecimento e diversão. Esperamos contar com a participação de engenheiro agrônomo ou outro especialista, para orientar as pessoas.

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais será realizada em Peri-Mirim

No próximo dia 03 de outubro de 2025, às 10h, acontecerá uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, voltada para artistas, fazedores de cultura e agentes culturais de Peri-Mirim. O encontro será realizado de forma online, via Google Meet, limitado a 40 (quarenta) vagas, e tem como objetivo capacitar os participantes na criação, organização e redação de projetos, oferecendo ferramentas práticas para que possam transformar suas ideias em propostas bem estruturadas, aptas a concorrer em editais, leis de incentivo e políticas públicas de cultura.

A oficina é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do projeto de extensão NAPROCULT (Núcleo de Apoio a Projetos Culturais), e a Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), instituição que vem desenvolvendo diversas ações de valorização da cultura popular em Peri-Mirim.

A iniciativa busca fortalecer a atuação cultural no município, proporcionando conhecimentos que auxiliem na captação de recursos, no planejamento de ações e na valorização da produção artística e cultural local.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link:

Clique aqui para se inscrever: https://forms.gle/t8EZhUSM2RWYFBQm8