Maria Nasaré Silva

Ocupante da Cadeira nº 15, cujo patrono é José Mariano Silva. Nasceu em 26 de novembro de 1963, em uma família de lavradores, no povoado São Raimundo, próximo à Santana dos Nunes, no município de Peri-Mirim-MA. Seus pais chamavam-se Feliciano Silva e Maria Rosa Silva. Seu nome foi escolhido por meus pais que eram católicos fervorosos e assim a batizaram para lembrarem-se da mãe de Jesus e da cidade a qual o filho de Deus nascera.

Iniciou sua carreira estudantil com 8 (oito) anos, na época não existia Jardim de Infância, por isso, os estudos começaram tardiamente. Cursou os dois primeiros anos do Ensino Fundamental (na época, primário), com a professora Maria Rosa Gomes, a mesma lecionava na varanda da sua residência, próxima ao campo de bola, em Santana dos Nunes. Já a 3.ª e 4.ª séries deu-se na escola “Carneiro de Freitas”  na Sede de Peri-Mirim, com a professora Lindoura, findando essa etapa em 1978.

Ler sempre foi o seu forte, isso favorecia seu aprendizado e a sua sociabilidade. As Ciências Exatas jamais foram a sua paixão, as notas mais baixas nos boletins eram em Matemática.

Dessa forma, em 1979 deu início a uma nova fase de estudo, na escola “Arthur Teixeira de Carvalho”, cursando da 5.ª a 8.ª série, encerrando em 1982 na referida instituição de ensino, na sede do município.

Encetou o magistério no ano de 1983, porém, trancou os estudos porque estava grávida e não podia deslocar à noite, de Santana para a sede. Mas isso não foi o fim de seu maior sonho: formação superior; foi apenas uma pausa que durou cerca de 15 (quinze) anos.

Passou longos 15 anos sem adentrar uma sala de aula para estudar. Porém, constitui sua joia rara, a família. No ano de 1983 deu à luz a primeira filha Cristiane Silva Mendes, filha paterna de Valberto França; 1986 nasce o seu segundo filho, Chrystian Karl Silva Martins, filho de José Ribamar Martins; em 1988 nasce a terceira filha Marina Suzana Silva Ferreira, filha de Benedito da Cruz Ferreira; em 1990 deu a luz ao seu caçula Benedito Ângelo Silva Ferreira, filho do mesmo pai de Marina.

Em dezembro de 1999, casou-me com Benedito da Cruz Ferreira. Moraram em Pinheiro de 1999 a 2004. Sentia muita saudade dos familiares e decidiram retornar à cidade natal. Assim, seu marido comprou um terreno (onde mora hoje) na Rua Espirito Santo, Construíram sua casa. Criaram seus filhos, graças a Deus.

Quando retornou os estudos em 1998 foi agraciada com a companhia da sua primogênita Cristiane Silva Mendes. Teve o privilégio de estudar no colégio Cenecista “Agripino Marques sob a direção do Prof. Valdevino Barros, atualmente vereador da cidade. A conclusão do curso aconteceu no ano 2000.

Em 2005 iniciou pelo CEERSEMA (Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão) Curso de Ensino Religioso com habilitação para Pedagogia pela FAVIX (Faculdade de Ciências Humanas de Vitoria). E mais uma vez Deus deu a felicidade de estudar juntamente com sua filha mais velha, já citada acima. Diante de tantos problemas oriundos da convalidação do curso, a conclusão só foi possível em abril de 2013.

Ainda na ascensão profissional, fez pós-graduação em Docência da Educação Básica pela Faculdade “Santa Fé”, a qual encerrou 15 de dezembro de 2016. E por incrível que possa parecer, mais uma vez estiveram juntas, sua filha e ela, nessa formação acadêmica.

Atualmente cursa Filosofia pela UFMA. Como podem observar, estudar é o que mais gosto de fazer. Cada minuto livre, é igual um livro para ler. Não paro nunca. Estudar alimenta minha alma.

Ao longo da vida fez alguns poemas, como: Homenagem à minha mãe (1990); Homenagem ao meu pai (1990); À minha amiga Irmã Suzana (1991); homenagem ao professor Façanha (2017); homenagem à professora Rita de Cassia (2017); homenagem ao professor Plínio (2017); ao meu mestre Fernandes (2017), etc.

Gosto de fazer paródias, eis algumas: A Base Nacional Comum Curricular (2017); Pitágoras (2017), etc. Possui mais de 50 poemas e tem um sonho de poder editar um livro com seus poemas e paródias.

4 Replies to “Maria Nasaré Silva”

Deixe uma resposta