ADEMAR PEIXOTO ALMEIDA

Ademar Peixoto Almeida nasceu em 08 de abril de 1912 no bairro da Matriz – Pinheiro do Estado do Maranhão, filho de Vicente Lauro Almeida, natural de Mirinzal Maranhão e Zirza Debora Peixoto Almeida, natural de Pinheiro Maranhão, teve apenas   02 irmãos Astor e Nice.

Aos 20 anos, mudou-se para as Cabeceiras, hoje o município de Bequimão Maranhão, a fim de trabalhar como Caixeiro no comércio de um português denominado Senhor Campos. Mais tarde levou seu irmão  Astor para ser Guarda-livros do Comércio do Senhor Campos.

Após anos de trabalho, juntou um pouco de dinheiro, conheceu o Senhor Raimundo Magalhães  Ramalho conhecido com Nhô-Nhô Ramalho, dono das terras de Monte Alegre, Ariquipá. Nhô-Nhô, senhor de muita posse, radicado em Araquipá ,com Engenho de Açucar, cachaça e criação de gado. Tornou-se muito amigo  do Senhor Nhô-Nhô, conversando, Ademar demonstrou o interesse de colocar um comércio no interior de  Cabeceiras, então, o Senhor Nhô Nhô ofereceu um local em Monte Alegre exatamente naquele  mangueiral, instalou seu primeiro comércio, ficando um bom tempo.

Posteriormente, como queria ficar mais próximo da sua mãe em Pinheiro. Como para se deslocar para Pinheiro passava em Pericumanzinho, do município de Macapá ,hoje município de Peri-Mirim, encontrou um terreno na beira do campo,  como desejava iniciar criação de gado  comprou e transferiu o seu comércio para Pericumanzinho, onde se  instalou, porque já estava mais próximo de Pinheiro e também para da inicio à sua criação de gado.

Estabilizado na vida, Ademar encontrou a Sra. Almira Nogueira Ferreira, natural de Pericumanzinho  e formou sua família e tiveram 06 (seis) filhos: Adelmira, Verlande, Aldesira, Astor, Ademar e Nice.

Em  24 de janeiro de 1954, a Sra Almira veio a óbito em decorrência do parto da sua última filha. Como todos filhos ainda  eram pequenos, sua irmã Nice casada com Dr. Hélio João da Costa residente em Pinheiro, levou todos seus filhos para terminar de criar e ele sempre dando o apoio necessário de um bom pai.

Ademar teve ainda dois filhos antes da união com a Sra. Almira: Cleonice, em Pinheiro e Walter em Cabeceira. hoje Bequimão que foram criados por sua mãe.

Após dois anos de viuvez, Ademar formou outra família com a Sra. Sebastiana Gonçalves, com quem teve mais 10 filhos: Maria de Fatima, João do Carmo, Maria Rita, Raimundo, Vicente, Maria Batista, Manoel, José de Ribamar, Maria de Lourdes e Antônio Maria.

Na sua vida particular foi um homem trabalhador e cumpridor de suas obrigações, amigo de todos que trabalhavam com ele e com a população daquela região.  O comércio era muito grande, com muitos aviados que ele surtia as barracas para receber o babaçu em troca, que posteriormente levava em carro de boi ou nas costas dos animais para Pinheiro, onde ele negociava com a Organização Comercial Albino Paiva Ltda., ainda  surtia seu comércio  em São Luís com as Firma Batista Nunes e Moreira Sobrinho.

Importante lembrar que, no final da tarde o comércio parecia uma festa de tantas quebradeiras de coco que iam levar seus produtos para vender e comprar o sabão, açúcar , peixe seco, café o fumo, querosene e os tecidos para fazer suas roupas.

Ademar tinha muitos afilhados e compadres. Na sexta-feira Santa era um dia de festa, todos os filhos e afilhados vinham tomar a benção e passar o dia com ele, era um grande banquete muita torta de camarão, tainha frita, cuxá, vatapá e bacalhau norueguês e de sobremesa doce de leite e doce goiaba com queijo.

Na política, foi Vereador. Por amizade com General Artur Teixeira de Carvalho, foi indicado para concorrer à Prefeitura de Peri-Mirim, tendo como Vice Pedro Martins que eram  amigo e compadre. Venceu as eleições e seu mandato foi de 1970 a 1972 apenas 3 (três) anos chamado mandato tampão.

Após o término do mandato retornou para Pinheiro, sua terra natal, ainda viveu muitos anos, como foi acometido de AVC foi para São Luís em tratamento de saúde, não resistiu e veio a óbito em 15 de agosto de 1996 na Santa Casa de Misericórdia e seu sepultamento no Parque da Saudade em São Luís.

Dados e fotos fornecidos por Aldesira Peixoto.

Presidente da ALCAP é selecionada no Edital Ecoar

A presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), Jessythannya Carvalho Santos,  compartilhou, com grande alegria, a notícia de que foi selecionada no Edital Ecoar, no mês de setembro, que ofertou uma trilha de capacitação em elaboração de projetos culturais, com aproximadamente 300 (trezentos) candidatos por estado.

Após a etapa formativa, cada participante apresentou um projeto, e agora foi divulgada a relação dos selecionados para a segunda fase, que consiste em mentorias individuais voltadas ao fortalecimento técnico das propostas, visando sua submissão a editais de fomento à cultura. Ao final, três projetos por estado serão escolhidos para receber uma premiação simbólica em dinheiro.

Segundo a presidente, “o principal objetivo, contudo, sempre foi alcançar a etapa das mentorias, a fim de lapidar um projeto que nasceu no âmbito da ALCAP e que adaptei para o campo da economia criativa, foco do edital. Estou muito feliz com essa conquista. O projeto teve origem em um desejo do confrade Viegas de realizar um inventário do Tambor de Crioula, ao qual acrescentei ações de formação em comunicação comunitária, audiovisual e patrimônio cultural“.

Segundo o portal, o Edital ECOAR é uma iniciativa em parceria com o Instituto Equatorial para formar e apoiar pessoas na criação de projetos criativos, aumentando sua participação em editais públicos e privados. Podem participar pessoas a partir de 18 anos, residentes nos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí ou Rio Grande do Sul, que busquem qualificação para captação de recursos, conhecimento em leis de incentivo e que tenham interesse em desenvolver projetos criativos nas áreas de arte, cultura, música, gastronomia, moda, artes visuais, patrimônio, design, audiovisual, comunicação, artesanato e tecnologia.

A seleção da presidente da ALCAP deixou em euforia todos os acadêmicos da agremiação, que a cumprimentaram de forma calorosa e efusiva.

 

Além desse resultado do edital Ecoar, também saiu o resultado do concurso literário da Defensoria Pública do MA (“MEMÓRIAS E VOZES DO MARANHÃO: CULTURA POPULAR E ACESSO À CIDADANIA), em que a crônica de Jessythannya está entre as obras selecionadas para compor a coletânea que será publicada pelo órgão,

Defensoria Pública Estadual do Maranhão https://share.google/XuPxvs1MTlfqDzdhr

Seletivos – Defensoria Pública Estadual do Maranhão https://share.google/givdYkJ8zUO6G8NJR

DECLARAÇÃO POÉTICA AOS NOVOS CONFRADES DA ALCAP

Diêgo Nunes Boaes

Chegam vozes que vêm somar,
chegam mãos para edificar,
no templo vivo da palavra
onde Peri-Mirim aprende a se narrar.

 

Nicinha traz verbo e emoção,
Fábio Maia guarda o tempo e a história,
Ana Cléres, fé, canto e chão,
Mateus escreve presente e memória.

 

Shonem planta reflexão
Zé de Floriano é som e raiz,
Do Carmo e Taliane ensinam libertação
Paim canta o povo, canta feliz.

 

Santiago chega em toada antiga,
boi que dança, memória que liga,
Laércio prova, em número e razão,
que pensar também é criação.

 

França verseja a terra amada,
Ana Maria borda a jornada,
Sidlayne educa com mão segura,
Cíntia transforma saber em ternura.

 

Não são nomes só para registrar,
são forças prontas para somar,
reforço vivo da Academia,
sentinela da nossa poesia.

 

Que a palavra seja união,
que a cultura seja direção,
e que a ALCAP, em sua missão,
siga eterna no coração.

 

ALCAP – pregando ideias, colhendo sonhos!

Por Diêgo Nunes Boaes

No silêncio das páginas abertas,
nasce a voz que não se apaga.
A ALCAP é chama acesa
no coração da palavra.

É ponte entre tempos e memórias,
onde o ontem encontra o amanhã,
guardando histórias do povo
que a escrita insiste em eternizar.

Aqui, cada letra tem raiz,
cada verso tem chão e rio,
tem cheiro de terra molhada,
tem nome, tem rosto, tem brio.

A ALCAP cultiva saberes
como quem planta esperança:
regando ideias, colhendo sonhos,
fazendo da cultura uma herança.

É casa de poetas e cronistas,
de vozes que ousaram ficar,
porque quem escreve sua história
não deixa o tempo lhe apagar.

ALCAP é mais que Academia:
é resistência, é missão.
É a palavra em forma de abrigo
para a alma e para a nação.

Academia-perimiriense-prepara-se-para-participar-do-festejo-do-padroeiro-de-peri-mirim

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) foi convidada a participar dos festejos de São Sebastião, padroeiro do município de Peri-Mirim, conforme reunião ocorrida em 29 de outubro de 2022, em que ficou definido que à academia seria destinado um espaço para exposição.

O festejo teve início no dia 11 de janeiro e a culminância do evento ocorrerá no dia 20 do mesmo mês. Foi designado o dia 13 para exposição da ALCAP, a partir das 19 horas, na Praça da Igreja da Matriz.

No dia de ontem (09/01/2022), foi realizada uma reunião entre membros da ALCAP e amigos, a fim de definir a participação da agremiação no evento, cujo relato seguirá abaixo:

Reuniram-se na residência do senhor Edmilson José Martins dos Santos, amigo da ALCAP, os confrades Ataniêta Márcia Nunes Martins, Diêgo Nunes Boaes e Edna Jara Abreu Santos, juntamente com as amigas da ALCAP, Ana Cléres dos Santos Ferreira, Eliane Câmara Campos e Maria do Carmo Pereira Pinheiro. Na ocasião foi discutido sobre a exposição da ALCAP no dia 13 de janeiro no largo da Igreja Matriz de São Sebastião. A ideia ficou da seguinte forma: Utilizar o mesmo método realizado no Casamento Comunitário.

Academia Perimiriense prepara-se para participar do festejo de São Sebastião de 2026

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) participará hoje (18 de janeiro de 2026), a convite da Paróquia de Peri-Mirim, do festejo ao glorioso São Sebastião, padroeiro do município de Peri-Mirim/MA.

O festejo deste ano terá como tema: “Com São Sebastião, somos uma Igreja Missionária“, pois, a vida de São Sebastião inspira perseverança na fé e a renovação espiritual, sendo um sinal de esperança e união da Igreja. 

O festejo teve início no dia 11 de janeiro e a culminância do evento ocorrerá no dia 20 do mesmo mês. Foi designado o dia 18 para exposição da ALCAP, a partir das 19 horas, na Praça da Igreja da Matriz.

Os noitantes do dia 18/01/2026 são: Pastoral do Dízimo, Aposentados, Comerciantes e ALCAP. Todos estão convidados a participar dessa noite de festejos e orações.

FOLDER BASTICO.pdf-2

A ALCAP torna público o resultado parcial da eleição de novos membros

COMUNICADO Nº 01 – ALCAP
A Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP), no uso de suas atribuições estatutárias, torna público o resultado parcial da eleição realizada nos termos do Edital nº 02, destinada à escolha de novos membros.

Na apuração ocorrida até o encerramento da sessão, foram declarados eleitos:

  • Lourivaldo Diniz Ribeiro – Peri Mirim/MA – Cadeira nº 01, Patrona: Naisa Ferreira Amorim;
  • Taliane de Jesus Corrêa Gonçalves – Peri Mirim/MA – Cadeira nº 05, Patrono: Ignácio de Sá Mendes e
  • Márcio Mateus Câmara – Peri-Mirim/MA – Cadeira nº 38, Patrono: Fernando Ribamar Lobato Viana.

Esclarece-se que o presente resultado da eleição foi realizada de acordo com a regras e etapas previstas no Edital nº 02.

ALCAP DIVULGA LISTA DE INSCRITOS NO EDITAL Nº 02 DE SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS

A Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense (ALCAP) torna pública a relação de inscritos no Edital, referente ao processo de seleção de 03 (três) novos membros efetivos ,que integra o processo de expansão e fortalecimento de seu quadro acadêmico.

Encerrada a fase de inscrições, os candidatos habilitados passam a integrar o processo de eleição, que será realizada em sessão própria, observando-se as normas estatutárias e regimentais da Academia.

A eleição ocorrerá no dia 11 de janeiro de 2026, às 16h30.
Formato: Híbrido (presencial e virtual)
Presencial: No Sindicato dos Profissionais da Educação e Servidores Municipais de Peri-Mirim (SINDPROESPEM), localizado na Rua Desembargador Pereira Júnior, nº 85, Centro. Peri-Mirim-MA.  A reunião terá transmitida simultaneamente pela plataforma Google Meet.

A ALCAP reafirma, por meio deste processo, o compromisso com a transparência, a participação democrática e a valorização de personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, literário, científico e artístico de Peri-Mirim e região.

Inscritos de acordo com o 2º Edital de Eleição de Membros Efetivos ALCAP, com candidaturas deferidas:
Nº Nome Completo do(a) Candidato(a) Naturalidade Cadeiras Pleiteadas (em ordem de preferência) Situação da Inscrição
1 Lenir Costa. Peri Mirim – MA 01, 05 e 38;
2 Lourivaldo Diniz Ribeiro. Peri Mirim-MA 01, 05 e 38;
3 Márcio Mateus Câmara. Peri Mirim-MA 01, 05 e 38;
4 Maria Aparecida França Martins Faray. Peri Mirim-MA 01, 05 e 38;
5 Selma Maria Pereira Nunes. São Luís- MA 05, 38 e 01;
6 Silvaldo Melo Buais. Peri Mirim-MA 38, 05 e 01 e
7 Taliane de Jesus Corrêa Gonçalves. Peri Mirim-MA 01, 05 e 38.

Este momento representa mais um passo na consolidação da missão institucional da ALCAP, voltada à preservação, promoção e difusão das expressões culturais e intelectuais que constroem a história do município.
ALCAP – Letras e Artes que Contam Nossa História.

Selma Nunes

Selma Nunes nasceu no dia 14 de novembro de 1975. no dia 14 de novembro de 1975, filha de Francisca da Paz Pereira Nunes (conhecida como Neca) e José de Jesus Nunes (conhecido como Zé Nunes), neto de Isabel Nunes. Construiu sua trajetória com base em um valor simples e profundo: a educação como instrumento de transformação humana e social. Ao longo de décadas de atuação no Maranhão, sua vida profissional se entrelaçou com a formação de pessoas, a organização da educação pública e o cuidado com o desenvolvimento emocional e comunitário.

Formada inicialmente no Magistério, Selma iniciou sua caminhada como professora, dedicando-se ao ensino com compromisso e sensibilidade. Seu trabalho em sala de aula naturalmente a conduziu a funções de maior responsabilidade, passando a atuar também na gestão escolar como diretora adjunta, onde contribuiu para a organização pedagógica e administrativa das instituições em que trabalhou.

Sua competência e postura ética a levaram a integrar a administração pública, exercendo a função de secretária do Secretário de Educação do município de Peri-Mirim. Nesse período, participou diretamente da organização de processos administrativos, do suporte à gestão educacional e da articulação entre escola, poder público e comunidade.

Além da área educacional, Selma também atuou como escrivã ad hoc, acumulando experiência em rotinas administrativas e jurídicas, sempre marcada pela responsabilidade, discrição e confiança institucional.

Com o passar dos anos, sua escuta atenta às pessoas e seu olhar sensível para o comportamento humano a conduziram à formação e atuação em Terapia Cognitivo-Comportamental, área na qual passou a contribuir diretamente para o bem-estar emocional de indivíduos e famílias, ampliando ainda mais o alcance do seu trabalho social.

Há mais de dez anos, Selma é administradora do Reforço Canaã, projeto educacional que atende crianças desde o maternal até o reforço escolar, unindo gestão pedagógica, acompanhamento do desenvolvimento infantil e práticas educacionais inclusivas. O Reforço Canaã tornou-se referência local pelo cuidado, pela organização e pelo compromisso com a aprendizagem.

Seu engajamento social também se manifesta por meio do trabalho voluntário no Centro Social Shalom, onde atua no apoio a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, fortalecendo laços comunitários e promovendo ações educativas e sociais.

Selma Nunes é reconhecida por sua postura ética, sua dedicação contínua à educação e sua capacidade de unir gestão, ensino e cuidado humano. Sua história representa o valor do trabalho silencioso, consistente e comprometido — aquele que forma gerações, fortalece instituições e deixa marcas duradouras na comunidade.

Lourivaldo Diniz Ribeiro

Lourivaldo Diniz Ribeiro, filho de Joana Maria Diniz Ribeiro e Benedito de Jesus Ribeiro, nascido em 01 de novembro de 1981, Peri-Mirim, Povoado Enseada de São Jorge, atual povoado de Canaranas.

Iniciou seus estudos na Escola Municipal Santo Antônio, localizado no povoado Fazenda Santo Antônio, onde cursou a pré-escola, logo em seguida, cursou o fundamental menor na Unidade Escolar Carneiro de Freitas, localizada no centro da cidade de Peri Mirim/MA.

Concluiu o Ensino Fundamental Maior na Unidade Escolar Artur Teixeira de Carvalho “CEMA”. Dando continuidade, realizou o curso profissionalizante o Ensino Médio em Magistério no Colégio Cenecista Agripino Marques, nos anos de 1997 à 1999 no Município de Peri Mirim, tendo sua primeira profissão lavrador, sendo sindicalizado no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Peri Mirim, durante dez anos.

Em 23 de março de 2003, iniciou sua vida profissional exercendo o magistério, lecionando na educação infantil lotado na Escola Municipal Mirian Costa Pereira, povoado Canaranas, onde ficou até o ano de 2005. No ano de 2007, prestou concurso público no município de Bequimão, sendo empossado em novembro de 2008, atuando como professor do fundamental menor de 1ª a 4ª série na Escola Integrada Codozinho, Anexo Macajubal.

Em 2009 foi transferido para a Escola Integrada Codozinho, lecionando de 5ª a 8ª série, no mesmo ano inicia sua primeira formação acadêmica pela Instituição Cerssema, concluindo a mesma em 2010, graduando-se em Licenciatura em Pedagogia .

Em 2005 foi convidado a lecionar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Cecília Botão, até julho de 2009 como professor contratado pela Prefeitura Municipal de Peri Mirim, em julho de 2009, presta concurso público no município de Peri Mirim para o cargo de professor de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Em setembro do mesmo ano foi empossado e lotado na Escola Municipal Badeira Tribuzzi , povoado São Lourenço, no mesmo ano foi convidado a ocupar o cargo de diretor das escolas, Pedro Pinheiro Martins, localizado no povoado Centrinho Inambú e Escola Secundino Guimarães, povoado Codó, onde exerceu o cargo até o ano de 2012.

Ainda no ano de 2009, presta vestibular na Universidade Estadual do Maranhão, sendo aprovado para o curso de Licenciatura em História, concluindo o curso no ano de 2014.

Formou-se no Magistério e possui formação superior em Pedagogia, Administração e História. Desde a juventude, atua de forma ativa na vida cultural e social do município, participando da criação e fortalecimento de diversos grupos culturais.

Em 2002, fundou, juntamente com Alex e Teo, a quadrilha junina “Agora que são elas”, que alcançou grande destaque em Peri-Mirim e em municípios da Baixada Maranhense, como Bequimão, Pinheiro e São Bento, obtendo expressivo reconhecimento em diversos arraiais da região.

Participou também da fundação do Gaivotas Esporte Clube, equipe de futebol que atuou em vários municípios, desenvolvendo, além das atividades esportivas, importantes ações sociais, como campanhas de arrecadação de recursos em apoio a pessoas em situação de doença.

No campo das manifestações culturais populares, atuou por vários anos como passista da Escola de Samba Unidos do Campo de Pouso, integrou o Bumba Meu Boi Orgulho da Baixada e foi brincante do Bloco Alternativo Árabes, contribuindo de forma direta para a preservação e valorização das tradições locais.

No âmbito comunitário e associativo, exerceu os cargos de presidente da Associação de Moradores do Povoado Canaranas, vice-presidente da COAMEL e vice-presidente da AGROMELPE, além de ter atuado como vice-presidente e atual presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação e Servidores Municipais de Peri-Mirim (SINDPROESPEM), demonstrando trajetória marcada pelo compromisso social, cultural e coletivo.