Símbolos da ALCAP

Descrição do Brasão da ALCAP

O Brasão em destaque pertence à Academia de Letras, Ciências e Artes Perimiriense – ALCAP fundada em 20 de maio de 2018. Criado por Edna Jara Abreu Santos, que ocupa a Cadeira nº 25, membro e Tesoureira da ALCAP. Modelo votado na sessão do dia 30 (trinta) de setembro do referente ano pelos membros da Academia de Letras.

O brasão está em formato de escudo (em V) simbolizando a vanguarda que significa, literalmente, a guarda da frente da tropa ou exército e representa também a bravura e a luta do nosso povo em defesa dos interesses do Município.

Em primeiro plano tem-se a união de penas com o livro simbolizando a cultura perimiriense. A união das penas faz referência às palmeiras de coco babaçu um dos símbolos da vegetação nativa do município. A cor verde simboliza a esperança dos perimirienses em ver o progresso e o desenvolvimento de sua terra. E o livro com as páginas brancas refletem a pureza, a cultura e a dignidade do povo e ainda o registro dos grandes feitos históricos. Sob o livro está gravado o nome da Academia e o ano de sua fundação.

Na parte inferior temos ainda folhas de louros, que representam a vitória pelo saber e simboliza a imortalidade por ele permanecer verde o ano todo. Os louros na cor Amarela simbolizam a riqueza do nosso solo.

Na faixa abaixo do escudo está gravado o lema da Academia em português: “Vanguarda do Conhecimento”, idealizado por Francisco Viegas Paz, membro efetivo da ALCAP na Cadeira nº 07. O referente lema expressa a responsabilidade de fazer caminhar uma instituição, como detentora de conhecimentos e com o compromisso de propagar e fazer ressoar em qualquer lugar do seu alcance.